quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TAPETES

Muitas pessoas tem dificuldade na hora de escolher o seu tapete e o post de hoje trata exatamente disso. Selecionei alguns que gosto muito. De diferentes formatos, texturas e desenhos. Junto às imagens darei algumas dicas. Um alerta! O tapete é uma peça muito importante  na decoração  porque dá personalidade, conforto e veste a casa de maneira elegante.
Esse é um tapete de nylon na cor carbono.  Alguns objetos coloridos como: vermelho, amarelo, verde, turquesa mais claro e verde piscina, são cores que entram muito bem. Misturar alguma coisa gráfica em preto e branco como mostra o exemplo abaixo é bem bacana também.
Tapete em tecelagem de algodão gráfico tipo labirinto e  nesse caso como ele está em preto e branco pode receber qualquer cor  e não briga com nenhuma estampa desde que a estampa seja  numa escala bem maior.
Foto mais aproximada do exemplar  acima .
A geometria está muito presente nessa peça em tons  de vermelho, rosa, bordeaux e cru . Nesse caso as combinações de móveis são mais limitadas. Talvez arriscaria  no cru, fendi, preto e branco, e porque não um amarelo gema também?
Um exemplo mais neutro com algumas variações em ton sur ton. As texturas variam na altura dos pelos. Esse é um  tapete fácil  de combinar com qualquer cor e qualquer estilo de móveis. Veste e aquece muito bem o chão.
Mais divertido com  estampas de flor na cor laranja em alguns módulos e em outros apenas o desenho pop colorido. Esse é uma peça que dá para brincar  numa decoração mais feminina.
A Díesel investiu em alguns tapetes. Veja esse exemplo nos tons cru e verde variando para mais claro ou mais escuro. Tapete feito em tecelagem, é persa e o desenho é quase um patchwork. Vai bem com qualquer decoração, desde a mais clássica até a mais contemporânea
Muito colorido, em tons primário e com um ar infantil.
Adoro esse grafismo em cinza. Desenho interessante e fácil de combinar.
Algumas peças são tão trabalhadas que dá pena de usá-las  no chão e nesse caso acho que a parede  é o melhor lugar já que estamos falando de uma verdadeira obra  de arte .
Desenho como se fosse uma grande mancha.Combinação de fendi com vermelho.
Dois tons de verde desenho gráfico mas com ar vintage. A combinação  do xale com o tapete está muito bacana. Se você prestar atenção vai perceber que esse tapete recebe vários outos tons  como : turquesa, verde água, lilás, rosa claro, azul claro etc.
Um dos meus preferidos, desenho e estampa maravilhosa.
Os desenhos apenas marcando os cantos. O azul  das poltronas com o marrom claro do tapete está muito chique.


Mais uma peça que merece destaque na parede.
Exemplo do tapete acima no chão. Compondo com sofá que faz alusão aos quadrados coloridos. Muito divertido .
Esse tapete em nylon foi criação nossa junto com a PUNTO-FILO para casa-cor 2009. Desenho floral que faz referência ao camuflado do exército, ao mesmo tempo homenageamos Burle Max.

5 comentários:

Eva disse...

Oiiii, adorei o de vocês, depois que fui ler que era de vocês, hehhe, achei perfeito no ambiente, com a cadeira laranja e o quadro e o desenho, uma obra de arte, sobreposições, magnifico. Adorei também o azul que foi pra parede, obra de arte também, legal essa aula, tapete é decisivo e dificil de escolher e compor. Bem prática a explicação. beijos

Maria Alice disse...

Bom dia!
Estou adorando as suas explicações.
Realmente, os tapetes que você mostrou são lindos.É até difícil dizer qual o mais bonito, pois cada um deles está inserido em um contexto diferente.

Sabe o que achei legal?
Você atendeu o pedido da Susi, falando de tapetes.

Qualquer dia, farei um também.

Bjs

Maria Alice



bjs

Ana Maria Braga disse...

Garotos, gosto de tapetes, principalmente dos neutros, mas na minha casa não uso mais, esse tipo convencional. Moro em Fortaleza, terrinha quente e com muito vento. Quando tinha tapetes e levantava embaixo, era um pó tão fininho e escuro que dava raiva. E o trabalhão para limpar!??. Resolvi pela praticidade: só uso passadeiras soltas. Mas gostei das suas dicas. Obrigada. Abraços.

Susi disse...

Completissimo!
Bela seleçao de tapetes e tudo muito bem orientado. To gostando de ver, seu blog tem muitas dicas legais e o que é melhor:de graça!
beijos

Maria Alice, vc viu que eficiencia? Meu pedido foi prontamente atendito.

Roberto disse...

Vcs são realmente muito bons! Adorei as dicas e as fotos. Soluções criativas que transformam o tapete em uma peça especial... Muito bom. Abraços